Descrição sumária
Esta tela possibilita realizar o cadastro de configuração de Operações contábeis. Ao configurar uma operação contábil, o usuário pode padronizar informações como conta de débito e crédito, histórico padrão e rateio. Isso permite que qualquer usuário realize um lançamento de forma simplificada, sem que seja necessário conhecimento prévio sobre o plano e estrutura das contas da empresa.
Instruções
Contábil ⇒ Configurações ⇒ Operações contábeis
Cadastrar operação contábil
- Na tela de acompanhamento, clique em “Novo” ou Shift+i para incluir novo registro;
- Será exibida a tela de cadastro com cinco abas;
- Na aba de cadastro informe a descrição da operação;
- Informe a origem da operação, se Contas a pagar ou Contas a receber;
- Selecione o Plano de Contas para o qual deseja criar a operação;
- Selecione as Contas de débito e crédito que serão utilizadas por padrão quando esta operação for lançada;
- Informe uma descrição para constar como Histórico padrão nos registros de lançamentos e movimentações da operação;
- Se necessário, acesse a aba “Pessoa” e informe as pessoas autorizadas a realizar um lançamento desta operação. Se não houver restrição neste sentido, mantenha o check “Todas as pessoas” assinalado e qualquer usuário poderá realizar este lançamento;
- Na aba “Rateio automático” é possível adicionar os centros de resultado para os quais se deseja ratear os valores do lançamento. Certifique-se que a soma dos percentuais lançados seja igual a 100%;
- Caso necessário, é possível adicionar na aba “PL orçamentário” as contas às quais a operação está vinculada;
- Na aba “Registro de eventos” são exibidas todas as alterações realizadas no cadastro da operação contábil, bem como os valores alterados e a pessoa responsável.
Outros botões
- Duplicar O.P. contábil: Permite que se crie uma nova operação contábil, copiando as configurações de uma já existente.