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Como criar um borderô a receber

O borderô a receber é um tipo de agrupamento de todos os títulos que devem ser recebidos pela empresa. A utilização do ERP FoxManager permite o controle dessa funcionalidade no módulo financeiro. 

Além do borderô, o sistema de gestão empresarial online FoxManager possui várias outras funcionalidades e possibilidade de customização. Conheça mais sobre o software.  

Passo a passo para criar o borderô a receber

Ao fazer uso desta tela do ERP FoxManager, o usuário torna-se apto a inserir no sistema novos borderôs, excluir, baixar, além de realizar seu acompanhamento. Confira abaixo os requisitos e instruções para criar um borderô a receber: 

Requisitos

  1. Realizar o cadastro do Plano de contas;
  2. Realizar o cadastro do Meio de pagamento;
  3. Realizar Associação do contas a receber;
  4. Realizar o cadastro dos Bancos;
  5. Possuir movimentação no contas a receber.

Instruções

Financeiro ⇒ Contas a receber ⇒ Borderôs a receber

Criar borderô a receber

  1. Selecione a empresa;
  2. Clique em “Novo“ou “Shift+i“, para serem exibidos os campos para preenchimento
  3. Selecione a “Pessoa”: Informe a pessoa que representa a receita que a empresa tem a receber e clique no ícone de “Lupa” para pesquisar;
  4. Selecione a pessoa desejada:
  5. Data inicial e final: Preencha o campo com a data prevista para o recebimento e clique em “Pesquisar”.
  6. Os campos Código – Valor – Vencimento – Competência: serão preenchidos automaticamente com as informações dos títulos a receber.
  7. Para gerar o borderô da pessoa selecionada, selecione o item desejado na grade e clique em “Inserir item”. Os itens selecionados podem ser visualizados na aba “Itens do borderô” no menu esquerdo da tela:
  8. Para prosseguir clique na aba “Recebimento”:
  9. Data apresentação: Preencha o campo com a data de apresentação do borderô.
  10. Data recebimento: Preencha o campo com a data de programação de recebimento.
  11. Competência: Preencha com o mês de competência da operação.
  12. Meio de pagamento: Preencha a forma de recebimento.
  13. Banco: Preencha com a instituição bancária incumbida pelo recebimento.
  14. Conta de débito: Identifique a conta contábil específica para cada caso, de acordo com todas as indicações no processo de manutenção de título.
  15. Multa, juros e descontos: Caso necessário, clique no botão “Multa, juros e desc”, onde será exibida nova tela para preenchimento das informações e atualização dos valores.
  16. Assinatura: Botão para fazer a inclusão das assinaturas que serão exibidas no documento e adicionar observações.
  17. Após o preenchimento dos campos, clique em “Salvar”.

Outras funções

Baixar borderô a receber

Os recebimentos serão processados a partir da identificação dos créditos nas contas da empresa.

Baixar: Para dar baixa nos borderôs que já foram efetuados os pagamentos, acesse a tela de Borderôs a receber e localize o registro na grade. Caso este não esteja listado, utilize os filtros ou clique no botão Atualizar (Ctrl+A).

Uma vez localizado o registro, selecione o borderô e clique no botão Baixar (Alt+1):

Abrirá uma nova tela, após avaliação dos campos, clique em “Gravar recebimento”.

Reabrir borderô a receber

Reabrir: Para reabrir um borderô, selecione o item na grade e clique no botão Reabrir (Alt+2):

Confirme a ação selecionando o botão “OK” e digite a senha de validação do administrador do sistema.

Cancelar borderô a receber

Cancelar: Para cancelar um borderô, localize o registro na grade, selecione o borderô e clique no botão Cancelar (Alt+3):

Confirme a ação selecionando o botão “OK” e digite a senha de validação do administrador do sistema.

Mais opções

Imprimir: para impressão do borderô a receber selecionado.

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Atualizado em 28 de julho de 2021

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