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Gerando contas a receber

Descrição sumária

Direcionado ao controle e acompanhamento do contas a receber da empresa, abrangendo desde a emissão do pedido de venda, orçamentos, até a baixa de títulos.

Permite o controle de carteiras de títulos a receber, a análise das projeções das receitas e da baixa parcial de documentos.

Requisitos

  1. Ter cadastrado pessoa jurídica ou física;
  2. É necessário ter configurado um plano de contas;
  3. Configurar associação do contas a receber;

Instruções

Financeiro ⇒ Contas a Receber ⇒ Contas a Receber

Criar contas a receber

  1. Selecione a empresa na tela de acompanhamento;
  2. Clique em “Novo” ou “Ctrl+i” para abrir a tela de preenchimento do formulário;barra-botoes
  3. Os campos “Data de movimentação” e “Competência” são preenchidos automático. É possível fazer a modificação conforme sua necessidade;
  4. Adicione o “Valor” da conta a pagar;
  5. Selecione a “Pessoa”;
  6. Escolha a “Conta de crédito” e o “Esquema de Impostos”;Esquema de imposto: é a configuração feita para aplicar determinados tipos de impostos;
  7. Preencha os dados “Histórico”, “Grupo de lançamento”, “Centro de resultado” e “Porcentagem de rateio”;
  8. Finalize clicando na opção “+” para salvar informações de centro de resultado, porcentagem de rateio, identificador do centro de resultado e total;
  9. Para empresa com configuração de participação, a grade de inserção de participantes irá habilitar;
  10. Clique  em “Salvar” para avançar;
  11. Na tela de meio de pagamento, clique em “Editar”;
  12. Insira “Meio de pagamento”, “Conta contábil” e “Banco”;
  13. Clique em “Ok” para salvar as informações na grade;
  14. Clique  em “Salvar” para finalizar;

Outros campos

Mensalidades: a partir desta tela é possível incluir ou excluir mensalidades de um cliente na competência selecionada;

Títulos a receber: ao clicar, irá redirecionar o usuário ao formulário “Títulos a receber” no módulo Financeiro;

Borderô: irá encaminhar o usuário ao formulário “Borderô a receber” no módulo Financeiro;

Mais opções

Associação de contas a receber: é possível fazer a associação do meio de pagamento, definindo em que conta se dará o recebimento de cada cliente;

Recebimento: utilizado para abater os valores pagos de todas as contas da empresa selecionada;

Recibo: o sistema irá gerar o recibo de pagamento do título selecionado;

Mensalidade para todos os clientes: é possível incluir e excluir mensalidades para todos os clientes na competência selecionada;

Demonstrativo: Nesta opção é possível visualizar todas as movimentações que foram realizadas para o cliente na competência selecionada;

Gerar movimentação de negociação: Ao utilizar essa função, o sistema irá abrir a tela para que seja inserido os valores para negociação.

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Atualizado em 8 de outubro de 2018

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