Como cadastrar contato no CRM
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O marketing digital tem sido cada dia mais usado em empresas para gerenciar estratégias de negócios com foco nas vendas de serviços e produtos. Por isso, é fundamental usar um CRM↗️ (Customer Relationship Management).
Para melhor gerenciamento de leads e contatos, o ERP online FoxManager↗️ permite cadastro e controle de contas e oportunidades.
Confira abaixo como fazer o cadastro de contato no Módulo CRM:
Instruções
CRM ⇒ Contato
Cadastrar contato
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Clique em “Novo” para abrir a tela de preenchimento do formulário;
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Para o cadastro do registro de contato, apenas o campo "Nome" é obrigatório para cadastrar um novo contato;
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Para Salvar e finalizar o cadastro clique em Salvar;
Kanban
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Na aba de Kanban é possível visualizar em qual quadro e lista o contato se encontra.
1.1. Caso o card se encontre arquivado, você pode desarquivá-lo clicando no botão Desarquivar card.
Contas
- Caso necessário, acesse a aba “Conta” e adicione na grade os dados da conta pertencente ao contato;
- Clique em “Novo” para habilitar a grade de informações da conta;
- Insira o nome da “Conta”;
- Para concluir clique em Gravar;
Oportunidades
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Na aba de Oportunidades pode ser cadastradas as oportunidades do contato cadastrado;
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Clique no botão Novo para abrir a tela de cadastros de oportunidades.
2.1. Já na tela de cadastro de oportunidades, note que no formulário de cadastro temos 5 campos obrigatórios, sinalizados com asterisco vermelho ao lado da descrição dos campos; Oportunidade, Estágios, Potencial, Moeda e Valor estimado. Preencha os campos obrigatórios;
2.2. Para concluir o cadastro de oportunidades clique no botão Salvar;
2.3. Após cadastrar a oportunidade, voltaremos para a aba de Oportunidades na tela de cadastro de contato. Clique no botão atualizar para que a oportunidade cadastrada apareça na grade;
E-mails
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A aba de E-mails serve para realizar o cadastro de e-mail do contato;
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Clique no botão Novo para habilitar a grade de e-mail;
3.Preencha o campo de E-mail. Note as colunas com caixas de seleção: Principal, Inválido, Bloqueado e Removido.
3.1.Principal: define o e-mail selecionado como o principal do contato.
3.2.Inválido: ao selecionar, torna o e-mail inválido.
3.3.Bloqueado: ao clicar na caixa de seleção, o e-mail do contato é bloqueado.
3.4.Removido: define o status do e-mail como removido.
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Para concluir o cadastro de E-mail clique no botão gravar;
Telefones
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Para cadastrar telefones do contato, clique na aba de Telefones;
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Clique no botão Novo para habilitar a grade de cadastro de telefones.
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Preencha o campo Telefone com o número de telefone do contato, note as colunas com caixas de seleção: Principal, Inválido, Bloqueado e Removido;
3.1.Principal: define o telefone selecionado como e-mail principal do contato.
3.2.Inválido: ao selecionar, torna o telefone inválido.
3.3.Bloqueado: ao selecionar a caixa de seleção, o telefone do contato é bloqueado.
3.4.Removido: define o status do telefone como removido.
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Clique no botão Gravar para salvar o telefone cadastrado.
Endereços
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Para cadastrar endereços do contato clique na aba de Endereços;
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Clique no botão Novo para habilitar a grade de endereço;
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Preencha os campos da grade para continuar com o cadastro de endereço do contato;
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Após preencher os campos clique no botão Gravar para salvar;
Outros
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Para preencher mais alguns dados ou observações clique na aba Outros;
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Na aba Outros encontraremos os campos de Observação, Data de aniversário e a grade de Campo personalizado;
Anexos
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Na aba de Anexos você pode anexar arquivos ao cadastro do contato;
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Selecione o tipo de arquivo a ser anexado no campo Tipo de anexo, pode selecionar os tipos: Documento, Comprovante, Foto e Receita;
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Caso queira, insira a descrição do anexo no campo Descrição, em seguida clique no botão ao lado para realizar o upload do arquivo;
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Após clicar no botão de anexo, a seguinte tela abrirá; Clique em Upload, e selecione o arquivo em seu computador.
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Após selecionar o arquivo, clique em Enviar;
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Após realizar o upload do arquivo, uma mensagem de confirmação será exibida no centro da tela, indicando o sucesso da operação;
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Em seguida, o arquivo anexado será exibido na grade, informando o Tipo de anexo, Nome do arquivo e Descrição;
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Ainda na grade, case queira, é possível realizar o download do arquivo anexado, clicando no botão de download conforme a imagem abaixo, o arquivo será baixado para o seu computador;
Andamento
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Clicando na aba de Andamento você pode cadastrar observação sobre o andamento do contato;
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Clique no botão Novo para habilitar a grade;
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Na grade, podemos observar o campo de Data andamento, Observação e Usuário. Importante notar que na coluna de Usuário fica registrado o usuário que está realizando o cadastro de andamento. Preencha o campo de Observação;
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Clique no botão de Gravar para salvar;
Histórico próximo contato
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Na aba de Histórico próximo contato é possível acompanhar na grade o histórico completo através dos campos de: Data do próximo contato, Tipo do próximo contato e Pontuação.
Registro de eventos
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Na aba de Registro de eventos é possível visualizar todas as inserções e alterações feitas do registro selecionado. Temos duas grades, a grade mais à esquerda contém o histórico dos eventos em geral. A grade da direita mostra detalhadamente o que foi alterado de acordo com a linha selecionada na grade mais à esquerda.