Cadastrando operações contábeis
Descrição sumária
Ao configurar uma operação contábil, o usuário pode padronizar informações como conta de débito e crédito, histórico padrão e rateio. Isso permite que um usuário realize lançamentos de forma simplificada, sem que seja necessário conhecimento prévio sobre o plano de contas da empresa.
Instruções
Contabilidade ⇒ Configurações ⇒ Operações contábeis
Cadastrar operação contábil
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Na tela de acompanhamento, clique em “Novo” para incluir novo registro;
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Na aba de cadastro, preencha os campos obrigatórios de descrição, conta de débito;
Campo histórico padrão
Este campo permite definir um texto padrão que será usado automaticamente como descrição em documentos fiscais (como NFSE, NFE, etc.). Você pode incluir tags dinâmicas que serão substituídas por informações reais quando o documento for emitido.
Como Funciona?
{pessoa}
→ Será substituído pelo nome do cliente/destinatário.{documento}
→ Será substituído pelo número do documento.
Exemplo Prático:
Se você digitar:
"Op contabil da NFSE para o cliente: {pessoa}
"
Ao emitir uma nota para "João Silva", o sistema automaticamente gerará: "Op contabil da NFSE para o cliente: João Silva"
Se você digitar:
"Vir. Ref. PIS Retido da Fonte do documento: {documento}
"
Quando o sistema gerar um documento (ex: uma NFSE ou NFE) com o número "12345", o histórico será automaticamente preenchido como: "Vir. Ref. PIS Retido da Fonte do documento: 12345"
O campo "Histórico Padrão" possui um limite máximo de 64 caracteres para garantir a compatibilidade com os sistemas fiscais e contábeis.
Como Isso Ajuda?
- Economiza tempo: Não precisa digitar o número do documento manualmente.
- Padronização: Garante que todos os históricos sigam o mesmo formato.
- Clareza: Vincula claramente o lançamento ao documento fiscal correspondente.
Estorno
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Todas as movimentações contábeis no sistema FoxManager no momento da tentativa de exclusão é realizado um estorno.
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Tipos de estorno:
Inverter contas (Cria uma movimentação de estorno apenas invertendo o débito e o crédito)
Operação contábil (Cria uma movimentação de estorno utilizando as contas de débito e crédito configuradas na operação fiscal selecionada).
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Data de estorno:
Lançamento de origem (A movimentação de estorno é criada no mesmo dia em que a movimentação de origem),
Data atual (A movimentação de estorno é criada no dia em que é realizado tentativa de exclusão da movimentação contábil).
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Operação contábil de estorno: Campo para selecionar a Operação contábil que vai ser utilizada no estorno quando o Tipo de estorno marcado for "Operação contábil".
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Histórico: Histórico que o sistema vai registrar na movimentação de estorno.
Obs.: É possível utilizar a variável {historico} para que o sistema substitua pelo histórico registrado na movimentação de origem.
Pessoa
- Realiza a configuração de quais pessoas podem ser selecionadas no momento em que utilizar a operação contábil selecionada.
Rateio automático
- Configuração para realizar o rateio de centro de resultado, a partir da seleção dos registros e informando o % de rateio, no momento em que for criada uma movimentação contábil utilizando a operação contábil o sistema vai gerar automaticamente o rateio do centro de resultado.
PL Orçamentário
Realiza o configuração da operação contábil para utilizar o planejamento orçamentário.
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Conta Orçamentária: Define qual conta o sistema vai utilizar a operação contábil para validar o saldo (orçamento vs realizado).
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Tipo valor:
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Informado (Define que no momento do lançamento orçamentário o valor deve ser digitado pelo usuário).
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Calculado (Define que o usuário não vai realizar o lançamento do valor, pois o sistema vai realizar o calculo do lançamento com base na operação contábil configurada)
Ex.: Na operação contábil de salário (Tipo valor: Informado) vai ser informado que a operação contábil de décimo terceiro (Tipo valor: calculado) vai ser 8,33% do valor informado.
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Usuários e Aprovadores
Realiza a configuração dos usuários aprovadores durante o processo de requisição de compras ou pagamento.
- Tipo de aprovação
- Todos aprovam: Para o sistema considerar o processo aprovado é necessário que todos os usuários definidos como aprovadores realizem o processo de aprovação.
- Um aprova: Para realizar a aprovação é necessário que apenas um usuário definido como aprovador realize a aprovação.
- Todos aprovem sequencial: O processo de aprovação é realizado um por vez seguindo a ordem configurada na coluna ordem de aprovação.
Operações secundárias
Possibilita o usuário a selecionar "variações" de uma operação contábil.
Ex. Transferência bancária banco do brasil variação (Transferência bancária banco do brasil - aplicação, Transferência bancária banco do brasil - conta corrente).
Registro de eventos
Mostra todas as modificações realizadas no registro selecionado.