Realizando atendimento de cobrança para negociação
Descrição sumária
Para maior controle de inadimplência de clientes, o FoxManager criou uma tela de acompanhamento para gerenciar títulos protestados.
Através dessa tela, é possível fazer o controle de cobranças e negociação dos títulos com falta de pagamento.
Requisitos
- É necessário fazer a associação de vendedor do tipo cobrança↗️.
Instruções
Financeiro ⇒ Cobrança
Iniciar atendimento de cobrança
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A tela de cobrança disponibiliza três filtros de status:
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Em aberto: esse status permite a visualização de novos clientes na tela de cobrança. São clientes que sua empresa ainda não teve contato.
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Em atendimento: os clientes com esse status são os que sua empresa já teve contato e possui programações de pagamento;
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Renegociado: os renegociados são clientes que podem gerar contratos de renegociação;
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No filtro, selecione o status Em aberto;
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Selecione o título para iniciar o atendimento;
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Clique em Novo para abrir a tela de preenchimento do formulário;
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Na grade aparecerá o título em aberto com alguns dados: documento, valor, data de vencimento e dias de vencido;
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Utilize os campos de Descrição para registrar o atendimento após o contato com o cliente, por exemplo, indicar que não houve sucesso no contato com cliente ou descrever o que foi acertado no ato do atendimento;
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Programado: essa funcionalidade permite fazer a programação do acordo acertado com o cliente por via telefone, seja mostrado para o módulo Loja (que só poderá ver a ultima programação feita pela cobrança);
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Caso necessário, é possível inserir Data retorno para atendimento que ainda permaneceram ativos para futuros contatos, por exemplo, quando o cliente solicita para retornar a ligação em determinado dia para negociação;
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Clique em Salvar;
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O registro mudará o status Em aberto para Em atendimento.
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Ao salvar o registro, o sistema irá gravar o usuário que fez o atendimento para manter o histórico de cobrança.
Renegociar cobrança
- A tela de cobrança disponibiliza três filtros de status:
- Em aberto: esse status permite que mostre os novos clientes na tela de cobrança. São clientes que sua empresa ainda não teve contato;
- Em atendimento: os clientes com esse status, são os que sua empresa já teve contato e possui programações de pagamento;
- Renegociado: os renegociados, são clientes que podem gerar contrato de renegociação;
- No filtro, selecione o status Em atendimento;
- Atualize a tela;
- Selecione o título e clique em Renegociar;
- O sistema pedirá a confirmação da renegociação;
- Após fazer a confirmação, filtre o status por Renegociado para confirmar a finalização do atendimento.
- Com o status renegociado, é possível gerar o financeiro desse título em Financeiro ⇒ Cobrança ⇒ Mais opções ⇒ Gerar movimentação de renegociação.